Jornada Formativa na SDA promove 1ª oficina com cooperativas da agricultura familiar

29 de novembro de 2023 - 17:03

Texto e fotos: Marcel Bezerra - Ascom SDA

O auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) sediou nesta quarta-feira (29), a primeira oficina da Jornada Formativa da Agricultura Familiar com cooperativas apoiadas pela pasta. Com o tema “Desafios e oportunidades para acessar o mercado privado”, a formação foi ministrada pelo consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Wilson Dias (foto acima).

A abertura contou com as presenças dos secretários executivos Marcos Jacinto (Desenvolvimento Agrário) e Pedro Neto (Agroecologia e Fomento Produtivo), do gestor de projetos do IICA, Pedro Cavalcante, e da chefe da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece), Regma Queiroz.

Natural de Governador Mangabeira, Wilson Dias é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Planejamento Territorial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ele exerceu os cargos de superintendente de Agricultura Familiar da Seagri/Ba, secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bahia e diretor da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Também atuou na assessoria técnica de importantes organizações sociais brasileiras, entre outras ações.

Em sua fala, Pedro Cavalcante elogiou a execução de iniciativas em parceria com o IICA nos estados do Ceará, Paraíba e Piauí. “São projetos que a gente consegue ter essa conexão com quem vive os desafios da ruralidade, não só no projeto. Porque sabemos que, segurando a mão de vocês, estamos juntos nesse desafio, que dignifica a cooperação técnica, E por isso estamos aqui com o Wilson, para compartilhar esse momento e fortalecer a luta da SDA”, disse.

Agricultura familiar

Para o secretário Pedro Neto, o desafio de agregar valor à produção da agricultura familiar é grande. “Isso impacta diretamente na renda e na qualidade de vida dos trabalhadores. E as cooperativas têm um papel fundamental nesse processo, pois além de agroindustrializar, os agricultores e agricultoras podem muitas vezes unir esforços e buscar comercializar seus produtos para desenvolver o campo respeitando o meio ambiente”, colocou.

O secretário executivo Marcos Jacinto classificou o momento como representativo. “Construímos essa jornada com muito carinho. Estar junto com cooperativas, organizações da agricultura familiar que tem construído muita coisa boa nesse semiárido cearense é muito importante”, afirmou, ao destacar o trabalho do IICA. “Esse instituto tem cumprido um papel muito importante para o desenvolvimento de projetos estratégicos no Nordeste. E aqui no Ceará de forma muito especial, nós temos uma trajetória muito próxima do IICA. Isso tem nos ajudado e nos fortalecido muito”, declarou o executivo, antes de agradecer ao consultor Wilson Dias pela realização da oficina.

A visão de mercado é, na opinião de Wilson Dias, o foco principal das organizações da agricultura familiar. “Normalmente as nossas cooperativas e associações estão acostumadas com o mercado institucional. Vender para alimentação escolar, para o PAA, enfim, estar nesse mercado que tem, vamos dizer assim, uma certa facilidade operacional. Mas quando vão para o grande mercado, que são os supermercados, delicatessen, padarias, é mais difícil, porque tem que organizar melhor os preços, a logística, os impostos, então isso é um grande desafio. Por isso é tão necessário e importante que a gente compreenda melhor como funciona esse mercado”, pontua.

Participaram da formação 20 cooperativas ligadas à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária Ceará (Unicafes/CE), Organização das Cooperativas Brasileiras no Ceará (OCB/CE), Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Ceará (CCA/CE) e Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol).

Projetos São José e Paulo Freire

Promovida pela SDA em colaboração com o Instituto Internacional de Cooperação Agrícola (IICA), a Jornada Formativa da Agricultura Familiar visa se constituir como um espaço de formação permanente para dirigentes e técnicos das organizações representativas da agricultura familiar e economia solidária do estado, e também da própria SDA. A ideia é estimular lideranças e gestores de associações e cooperativas, assim como demais interessados, a discutir, trocar experiências e ampliar conhecimentos na área de acesso a mercados para os produtos originários destas organizações empreendedoras.

A primeira oficina abordou o mercado privado, com desafios e oportunidades. Foram ministrados quatro painéis, com relatos de experiências cearenses e o objetivo de refletir a respeito das boas práticas e das dificuldades enfrentadas pelas organizações. “As palestras são seguidas de debates para ajudar todos a refletir e compreender este universo, que tanto inquieta os gestores de políticas públicas e instituições”, afirma Wilson Dias.

De acordo com o consultor do IICA, a oficina trouxe também experiências bem sucedidas de outros estados para conhecer como foram conduzidos projetos como o São José e Paulo Freire. “Estas duas iniciativas muito têm investido nas associações e cooperativas do Ceará, no apoio à dinamização das suas atividades econômicas e para que coloquem seus produtos nos mercados, transformando-se em renda para as famílias que vivem no campo”, afirmou a coordenadora da Codece, Regma Queiroz.