Associações rurais recebem R$ 4,1 milhões em implementos agrícolas da SDA

17 de janeiro de 2024 - 16:27

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Gustavo Araújo e Pâmela Soares

“É um sonho que a gente realiza ao receber este motocultivador que, com certeza, vai nos ajudar no nosso dia a dia”, agradeceu o agricultor Ricardo Ailton, da Associação dos Agricultores Familiares de Brejo Santo. O produtor rural foi representante de uma das 27 entidades que receberam 89 implementos agrícolas da Política de Incremento e de Modernização da Atividade Agrícola, na manhã desta quarta-feira (17), na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza.

O agricultor da região do Centro Sul falou da alegria de receber o equipamento. “Esta moto é de suma importância para o desenvolvimento da agricultura familiar da nossa região. O motocultivador vai beneficiar de 30 a 35 famílias de Brejo Santo. Quando eu chegar lá com esse equipamento, o povo vai soltar até fogos de felicidades”, comemorou Ricardo Ailton.

Ao todo, foram investidos R$ 4,1 milhões para a compra dos equipamentos. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, frisou a importância dos investimentos na agricultura familiar cearense.

“Para nós, que viemos do campo, os investimentos são cruciais para o nosso sustento e garantem suporte para desenvolvimento de todo o Ceará. O apoio ao sistema agrário é fundamental para o crescimento e a melhoria das condições de vida no campo. Tenho a felicidade de entregar todo este conjunto de implementos agrícolas para as entidades aqui presentes”, destacou o titular da SDA. As entregas integram ação no valor de R$ 8,4 milhões, que deve beneficiar outras associações nos próximos meses, informou o secretário.

Desenvolvimento do campo

A presidenta do Instituto de Jovens Rurais do Brasil, em Quixeramobim, Rosângela Alves, também recebeu um dos 18 motocultivadores. “A gente agradece ao Governo do Estado pela entrega desses equipamentos que vão ajudar no processo de produção dos jovens do campo da nossa região. O motocultivador vai ser usado em cursos agropecuários que nossa entidade organiza”, adiantou a jovem.

Moisés Braz garantiu o fortalecimento das políticas de apoio à agricultura familiar cearense. “A compra de máquinas e motocultivadores, assim como a entrega dos tratores, é de extrema importância para fortalecer a produção agrícola e para garantir melhores condições de trabalho para os agricultores. Esse é um passo significativo para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade da terra. O nosso compromisso do Governo do Ceará com o desenvolvimento agrário é admirável”, pontuou o titular da SDA.

Nesta quarta-feira (17) foram entregues 19 carretas agrícolas, 18 motocultivadores, 16 debulhadores de milho, 11 grades hidráulicas, seis colhedoras de forragens, seis ensiladeiras, cinco plantadeiras/adubadeiras, quatro debulhadores de feijão, duas roçadeiras hidráulicas, uma plantadeira de mandioca e um cultivador/escarificador. As associações selecionadas receberam tratores em 2018 e 2019, e não haviam recebido os implementos.

Projeto de Mecanização Agrícola

O recebimento de um debulhador de milho pela Associação Comunitária Rural de Varjota, localizada no Sertão de Crateús, vai garantir o aumento da produção dos produtores rurais de toda a região, projetou o presidente da entidade, Alberi Gomes. “Lá na nossa comunidade, este equipamento vai nos ajudar muito porque vai nos garantir uma maior produção e venda do milho, que é aquilo que nós somos mais fortes. Antes a gente vendia o milho na palha, agora com este implemento vai nos ajudar na questão da economia e desenvolvimento local e estadual”, indicou o produtor rural.

Entidades de 19 municípios foram beneficiadas pelo Projeto de Mecanização Agrícola e Mecanização da Atividade Agrícola. São eles: Acarape, Ararendá, Banabuiú, Baturité, Cariús, Crateús, Crato, Fortaleza, Icó, Independência, Jaguaribe, Madalena, Monsenhor Tabosa, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Tamboril e Viçosa do Ceará.

A solenidade de entrega de implementos agrícolas contou com as presenças dos secretários executivos da SDA, Marcos Jacinto, de Planejamento e Gestão Interna, Taumaturgo Júnior, do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Inácio Mariano, do secretário executivo de Articulação Política do Governo, Antônio Carlos, do secretário de Pesca, Oriel Nunes, do superintendente do MDA, José Wilson Gonçalves, do deputado federal José Guimarães e dos deputados estaduais De Assis Diniz e Missias do MST. Lideranças políticas locais, representantes de entidades sindicais e de movimentos populares também marcaram presença no evento.