Funceme divulga prognóstico das chuvas de fevereiro a abril

19 de janeiro de 2024 - 16:38

Texto: Ascom SDA com informações da Funceme | Fotos: José Wagner e Thiago Gaspar

O prognóstico de chuvas para o trimestre de fevereiro a abril foi apresentado pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, nesta sexta-feira (19), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O evento contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, da vice-governadora Jade Romero, do secretário de Recursos Hídricos, Robério Monteiro e de outras autoridades.

Os dados indicam que o Ceará tem 45% de chances de chuvas abaixo da média, 40% de probabilidade para a categoria em torno da normalidade e 15% para acima dela. A tendência é de que a estação chuvosa seja mais curta em 2024, tendo os principais acumulados de chuva entre os meses de fevereiro e março. O cenário sofre uma forte influência do fenômeno El Niño que ocasiona o aquecimento intenso do oceano Pacífico Equatorial Central.

“Este prognóstico nos preocupa, pois quando temos um inverno irregular, há um impacto na produção de alimentos, principalmente nas feiras da agricultura familiar. Diante deste cenário, o Governo do Ceará divulgará em breve o Plano de Mitigação da Seca para que possamos oferecer melhores condições para a produção agrícola e a produção agropecuária do nosso estado.”, explicou o secretário Moisés Braz.

Também estiveram presentes os secretários executivos do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Marcos Jacinto, de Agroecologia e Fomento Produtivo, Pedro Neto, e de Planejamento e Gestão Interna, Taumaturgo Júnior.