Agricultura Familiar: comitiva da SDA participa de testagem de máquinas chinesas no Rio Grande do Norte

3 de fevereiro de 2024 - 09:30

Texto: Glauber Sobral / Fotos: Pâmela Soares

A cúpula da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) participou da celebração da parceria Brasil-China para mecanização da Agricultura Familiar, realizada em Apodi, no Rio Grande do Norte (RN), nesta sexta-feira (2). Máquinas específicas para a modalidade foram testadas na Comunidade Baixa Fachada. O evento contou também com as presenças do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e de representantes dos estados nordestinos.

A agricultora Ivone Brilhante, do Assentamento Sítio do Góis, testou umas das máquinas chinesas e destacou a importância do maquinário para a agricultura familiar do Nordeste. “É um momento histórico. Para nós, mulheres do campo, ter essa oportunidade de estar perto e ser incluída nesse movimento, é muita representatividade. Este é um momento em que eu e nossa comunidade ficamos muito felizes por saber que esses equipamentos vieram para melhorar e fortalecer o nosso trabalho. Antes o que a gente fazia no campo em duas horas, agora a gente pode fazer em 15 minutos”, celebrou a também integrante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi. 

A parceria de cooperação agrícola com a China visa aumentar a produtividade de propriedades da agricultura familiar, com o lançamento da Unidade Demonstrativa Brasil-China de Cooperação em Desenvolvimento Agrícola. O programa prevê a testagem de 31 máquinas chinesas em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), cooperativas e em unidades da agricultura familiar. 

A iniciativa representa a transição para um novo modo de produção tecnificado, visando o aumento da produção de alimentos saudáveis. Representando o governador Elmano de Freitas no evento, o secretário da SDA, Moisés Braz, reafirmou a importância da união de forças para garantir suporte às famílias da agricultura familiar. 

“Eu quero parabenizar e agradecer, em nome do nosso governo, a governadora Fátima Bezerra pela iniciativa.  Nós viemos aqui para conhecer de perto esses implementos agrícolas, de como eles podem ser acoplados ao nosso Estado. O Ceará tem todo o interesse em comprar esses equipamentos e distribuir para a pequena produção da agricultura familiar. Estamos aqui participando desse momento histórico para o povo de Apodi”, frisou o titular da SDA. 

Maquinário chinês

O Rio Grande do Norte recebeu um lote com aproximadamente 30 máquinas e implementos agrícolas de pequeno porte, que serão testadas por 150 famílias de Apodi (RN). O treinamento está sendo conduzido por empresas chinesas, que doaram os equipamentos. Entre os equipamentos estão: trator de esteira, cultivador, plantadeira, colheitadeira e semeadora de alta precisão, além de equipamentos como arado de disco e um reboque para trator.

O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, falou da parceria Brasil-China no contexto do desenvolvimento do campo. “Este momento reafirma a parceria de 50 anos das relações Brasil e China. A data de hoje entra para a história mais uma vez. Nossa relação mira para o futuro. Estamos trabalhando juntos com nossos amigos brasileiros para elevar e fortalecer esta parceria estratégica global na construção de mais tecnologias às famílias que vivem no campo”, disse. 

Garantir recursos para as pautas do campo é prioridade do Governo Federal, pontuou o ministro do MDA, Paulo Teixeira. “A nossa gestão garante investimentos para industrializar e modernizar a agricultura do Nordeste. Através do crédito fundiário, aumentamos a renda das agricultoras e agricultores rurais. O nosso governo reafirma o compromisso com as famílias do campo e a parceria Brasil-China. Viva a agricultura familiar, viva a reforma agrária”, finalizou. 

Parceria Brasil-China

A Parceria Brasil-China reunirá, além da comitiva chinesa, delegações do Governo Federal, em especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), dos governos dos estados nordestinos, das universidades públicas e institutos federais, dos sindicatos rurais e imprensa.

A Parceria Brasil-China é um movimento liderado pelo Consórcio Nordeste, sendo executado no Rio Grande do Norte pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf-RN).

Os demais entes que compõem esta iniciativa são: Universidade Agrícola da China (CAU), Instituto Internacional de Inovação de Equipamentos Agrícolas e Agricultura Inteligente (IIIEAAE), Associação Internacional para a Cooperação Popular (IAPC/BAOBAB) e Associação dos Fabricantes de Maquinaria Agrícola da China (CAAM).