SDA assina contratos com cooperativas credenciadas em retomada do PAA Leite

9 de fevereiro de 2024 - 11:50

Texto: Glauber Sobral / Fotos: Glauber Sobral e Pâmela Soares

O secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, assinou contratos de oito cooperativas durante retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade incentivo à produção e consumo de leite, na quinta-feira (8). Representantes das entidades beneficiadas participaram da assinatura do documento, na sede da SDA.

A iniciativa busca incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Ceará. Para Moisés Braz, a assinatura do termo reafirma o compromisso do Governo do Ceará com a execução do PAA nos municípios cearenses. “O nosso Estado depende muito do ciclo produtivo do leite, principalmente das cooperativas que estão incluídas no PAA Leite. A retomada desse programa é prioridade na nossa gestão, e para fortalecer ainda mais esta política no Ceará, a SDA busca parcerias com o Governo federal para ampliação das ações do programa no estado”, pontuou o titular da SDA.

De Quixeramobim, o agricultor Lucimério Araújo, representante da Cooperativa Regional dos Assentados e Assentadas da Reforma Agrária do Sertão Central (Cooperasc), comemorou a assinatura da retomada do programa. “O termo que a gente assinou hoje tem uma importância significativa diante da realidade de poucas chuvas. Este recurso vai garantir uma melhoria para agricultores que estão na base do processo de produção. Todo o apoio vai garantir saldo positivo para as famílias do campo”, agradeceu.

Para 2024, a projeção é que o programa distribua 65.500 mil litros de leite bovino e mil litros de leite de cabra. A agricultora Renata Joca, da Cooperativa Agropecuária do Ceará, em Caucaia, destacou que a liberação do recurso do programa vai garantir suporte à bacia leiteira cearense. “Hoje, nós temos quase 400 cooperados e este apoio vai trazer melhorias significativas em valor de mercado. Era o que a gente estava esperando”, destacou a produtora rural.

Investimento de R$ 20 milhões

Em dezembro de 2023, o secretário Moisés Braz assinou termo de compromisso para a execução do valor de R$ 20 milhões no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Ceará. O documento, também assinado pela representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Elisângela Sanches, foi formalizado após reunião de alinhamento da execução do PAA – modalidades Compra Doação Simultânea (PAA/CDS) e incentivo à produção e ao consumo de leite (PAA Leite) no Ceará, realizada no auditório da SDA.

No documento, o Ceará reafirmou o “interesse em executar diretamente e apoiar a execução do PAA pelos municípios aderidos que tiveram recursos pactuados com o MDS”. O termo reafirma o compromisso do Governo do Ceará com a execução do PAA nos municípios cearenses.