Projeto São José capacita entidades para elaboração de Planos de Negócios das OAFs

20 de fevereiro de 2024 - 15:22

Texto: Rones Maciel / PSJ Fotos: Acervo PSJ/SDA

O Projeto São José iniciou capacitação com técnicos das empresas que irão elaborar os planos de negócios das 250 Organizações da Agricultura Familiar (OAFs), na segunda-feira (19). A formação segue até o próximo dia 23.

A capacitação no formato de imersão tem o objetivo de qualificar as equipes técnicas das empresas para uso do software Rural Invest, ferramenta da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU).

O gerente de Inclusão Econômica Sustentável do projeto, João Nogueira, destacou os benefícios da ferramenta. “Eu considero essa etapa umas das mais importantes do projeto, pois ao seu final, gerará um plano operacional que subsidiará a elaboração dos termos de fomento e possibilitará às organizações da agricultura familiar a receber os recursos”, informou o gerente.

Nesta etapa, as empresas Centro de Estudos e Assistência as Lutas do/a Trabalhador/a Rural – Cealtru, Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará – Acace, Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora – Cetra e Instituto de Arte, Cultura, Lazer e Educação – Iarte atuarão para fortalecimento das organizações para melhor acesso ao mercado.

Ainda conforme João Nogueira, uma nova fase será elaborada pelas entidades. O trabalho de campo das empresas contratadas niciará em março.

Rural Invest

O Rural Invest é um kit de ferramentas gratuito concebido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) para apoiar os técnicos de campo no seu trabalho com os empreendedores/produtores rurais, permitindo a sistematização e desenvolvimento de propostas de negócios rentáveis e sustentáveis.