115ª reunião do CEDR debate cenário de chuvas para 2024

21 de fevereiro de 2024 - 17:24

Texto: Glauber Sobral / Fotos: Gustavo Araújo

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR) realizou a 115ª reunião ordinária, nesta quarta-feira (21), na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O secretário de Fomento Produtivo e Agroecologia, Pedro Neto, presidiu o encontro, representando o presidente do colegiado, o secretário da SDA, Moisés Braz.

“Os temas deste encontro são de extrema importância para pensar as futuras políticas públicas de apoio aos cearenses neste período do ano. Pensando neste cenário, o Governo do Ceará elaborou o Plano de Contingência para impactos do El Niño. E o CEDR, ao discutir este assunto, reforçou ainda mais a relevância do documento para os cearenses”, explicou o secretário Pedro Neto. O secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, também marcou presença na reunião do CEDR.

No encontro, o pesquisador da Funceme Francisco das Chagas Vasconcelos Júnior apresentou o Plano de Contingência frente a uma quadra chuvosa comprometida em 2024. Também na reunião, o colegiado apresentou resultados da Conferência Temática dos Povos de Campo das Águas e das Florestas, realizada em janeiro.

Participaram do encontro técnicos da SDA, representantes da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), do Movimento dos Sem Terra (MST), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Ceará (Cerquice), do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da Casa Civil, da Organização das Cooperativas Brasileiras no Ceará (OCB/CE), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), da Secretaria das Cidades, da Secretaria de Educação (Seduc), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará.