Seminário debate construção da Política Nacional de Desenvolvimento Territorial Sustentável no Ceará

27 de fevereiro de 2024 - 15:04

Texto: Glauber Sobral / Fotos: Marcel Bezerra

Movimentos sociais, entidades da sociedade civil e representantes de órgãos estaduais e federais participaram do 1º Seminário Estadual da Política Nacional de Desenvolvimento Territorial Sustentável no Ceará, realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Rede Nacional de Colegiados Territoriais (RECT – Ceará), nesta terça-feira (27). O encontro foi realizado na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece), em Fortaleza.

O secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, destacou a importância do seminário. “A construção da Política Nacional de Desenvolvimento Territorial Sustentável é uma ação coletiva, depende da participação de todos os entes da sociedade civil. Participar deste seminário e estar ao lado dessas pessoas representa muito para nós da SDA, pois mostra como o debate sobre as políticas territoriais para o desenvolvimento rural e a estratégia territorial do Ceará é prioridade para o Ceará”, pontuou o titular da SDA.

Conforme o superintendente do MDA/CE, José Wilson Gonçalves, o encontro teve como objetivo reunir as contribuições das lideranças municipais e dos movimentos sociais e elaborar diretrizes para a retomada do Programa Nacional de Territórios Rurais (Pronat).

“Hoje estamos reunidos, em parceria com a SDA, para discutir as principais prioridades que a sociedade e a gestão pública têm para implantação do novo formato da Política Territorial no Ceará. O encontro visa reunir contribuições de entidades da sociedade civil para debater as principais prioridades e sugestões para o tema. Este seminário é uma forma de garantir a participação de todos no debate”, destacou. Conforme o superintendente do MDA/CE, as demandas apresentadas no seminário construirão a base para o encontro nacional, que será realizado pelo MDA em abril.

Construção coletiva

O diretor institucional da Aprece, Expedito José do Nascimento, pontuou a participação da entidade nas discussões sobre a política nacional e a estratégia territorial do Ceará.

“Este momento é de fundamental importância para nossa agricultura e meio rural. Hoje, o Ceará se une para discutir novas políticas do campo e que vão integrar a identidade dos territórios. A Aprece garantiu sua contribuição aproximando mais os municípios na discussão sobre as novas áreas territoriais para o desenvolvimento rural para as regiões do Ceará”, frisou.

A titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece), Regma Queiroz, reforçou a importância da participação de toda a sociedade na construção de uma futura política nacional de desenvolvimento territorial.

“Este seminário é de extrema importância por representar uma retomada do debate sobre a política de desenvolvimento territorial no Ceará. Mesmo com os avanços, nós precisamos debater a participação de todos e todas no debate sobre o tema. Essa discussão retoma com outras perspectivas e diretrizes trazidas pelo MDA, que serão replicadas no Ceará. A ideia é que os grupos de trabalhos tragam mais sugestões e proposições para enriquecer ainda mais a política nacional e a estratégia territorial no Ceará”, indicou a coordenadora da Codece.