Governo Federal garante mais R$ 25 milhões para o PAA Leite no Ceará

1 de março de 2024 - 11:31

Texto: Glauber Sobral / Fotos: Gustavo Araújo e Marcel Bezerra

O Governo Federal garantiu recurso de R$ 25 milhões para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O anúncio foi realizado pelo secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, durante a abertura do Seminário Estadual do PAA Leite no Ceará, na quarta-feira (28), no auditório da Universidade 7 de Setembro, em Fortaleza.

“Este seminário foi de extrema importância para reunir gestores de municípios, cooperativas e o Ministério do Desenvolvimento Social e alinhar as estratégias que estão sendo desenvolvidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos. Aproveitamos a oportunidade para anunciar novos recursos para fortalecer ainda mais essa política tão importante para os cearenses. Esses investimentos garantem a continuidade do PAA, programa fundamental para a geração de renda para a agricultura familiar e para o fortalecimento dos processos de segurança alimentar das populações em situação de vulnerabilidade no Ceará”, pontuou o secretário Marcos Jacinto.

O Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade PAA Leite é uma ação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), executado em parceria com o Governo do Estado e os municípios. O programa é responsável pela aquisição de leite de vaca e cabra da agricultura familiar, que deve ser de produção própria dos agricultores familiares e cumprir os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

Segurança Alimentar

Integrante da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (Caisan) e do Conselho estadual de segurança alimentar (Consea), a assistente social Regina Praciano ministrou palestra que debateu o fortalecimento de políticas públicas que garantem a segurança alimentar para os cearenses. “O PAA leite é um programa fundamental para ajudar o enfrentamento da insegurança alimentar dos cearenses, que ainda tem um nível grande, apesar de o Governo do Ceará investir muito em políticas de combate à fome, como o Ceará Sem Fome. Participar deste seminário foi muito enriquecedor para debater a intersetorialidade do PAA Leite com as demandas políticas do Estado”, explicou.

Em 2023, a SDA adquiriu 8.914.821 litros de leite, sendo 8.876.428 litros de leite bovino e 38.393 litros de leite caprino. Foram beneficiadas 334.965 pessoas através de 1.993 entidades socioassistenciais em 151 municípios cearenses.

O programa serviu ainda à sustentabilidade da cadeia produtiva em todo o estado, atendendo 1.525 produtores da agricultura familiar. Em 2023, foram investidos R$ 33.813.662,76.

O PAA Leite incentiva o ciclo produtivo no Ceará, aponta o secretário executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Pedro Neto. “Nós temos um grande desafio na agricultura familiar que é a comercialização. E o PAA Leite é uma oportunidade para que nossos produtores tenham a oportunidade de comercializar, de abrir um canal de comercialização. O PAA é uma política que pensa no início, meio e fim de todo o sistema produtivo”, afirmou.

Parcerias

A coordenadora do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Elenita Correa da Silva, reforçou a importância das parcerias para o fortalecimento do PAA-Leite.

“Muito produtivo em incentivar a participação de todos esses parceiros neste seminário. O evento é uma grande oportunidade para troca de experiências sobre o PAA Leite nos municípios do Ceará e fazer um balanço do que pode ser melhorado nessa política tão importante para todas as regiões. A união de todos esses parceiros representa um desenho perfeito para o bom andamento do programa. Essas parcerias com os municípios são fundamentais para a evolução do PAA Leite”, frisou.

O secretário de Agricultura de Miraíma, Marcos Sales, falou sobre a execução do PAA Leite nos municípios. “Em Miraíma, temos um número significativo de trabalhadores que atuam diretamente no PAA Leite. O programa é super relevante porque dá oportunidade ao produtor de ele mesmo negociar a produção, com mais possibilidade de crescimento. Por exemplo, temos uma única comunidade que está produzindo 1.200 litros de leite/dia. E esta parceria com a SDA tem garantido mais fortalecimento dos produtores da região. Agradecemos ao apoio da SDA pelo suporte na execução do programa”, agradeceu.