Direito ao acesso à água de qualidade é tema de formação do Projeto São José e Banco Mundial

4 de março de 2024 - 15:58

Texto e fotos: Rones Maciel / PSJ

O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS/Projeto São José realizou encontro com representantes do Banco Mundial e do Instituto Sisar, nos dias 28, 29 de fevereiro e 1º de março, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. Durante os três dias, cerca de 30 técnicos e técnicas do PSJ tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre questões relacionadas aos desafios do acesso à água e saneamento básico nas áreas rurais de atuação do projeto.

A atividade teve o objetivo de alinhar as estratégias de trabalho social e apresentar novas metodologias, abordagens para promover maior engajamento e participação dos beneficiários. O encontro também discutiu sobre os desafios e partilha de boas práticas no trabalho social desenvolvido pelo Projeto São José e Sisar no Ceará, e as experiências do Projeto Bahia Produtiva, projetos apoiados pelo Banco Mundial no Nordeste brasileiro.

A especialista em desenvolvimento social do Banco Mundial, Juliana Paiva, falou da importância do papel da equipe técnica para a garantia do direito à água nas comunidades rurais. “Estarmos aqui hoje, depois de muito diálogo, para garantir uma equipe social que atue junto às famílias, especialmente, no preparo das comunidades para receber os sistemas de abastecimentos de água, e com isso, garantir o direito do acesso à água, e de qualidade”, disse Paiva.

Juliana Paiva destacou ainda como o Estado do Ceará tem atuado por meio de políticas públicas para se tornar uma referência no tema. “E o Ceará está sendo uma referência para outros estados. Esse trabalho do Projeto São José só faz sentido se cada um, cada uma tiver compromisso com cada comunidade onde estão atuando”, reforçou.

Atuação Social do PSJ

As equipes sociais do projeto atuam nas fases de implementação dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Módulos Sanitários Domiciliares (MSD): Elaboração de Projetos de Engenharia; Início de obra do SAA; Execução da Obra – 50% de execução da obra do SAA; e Entrega de obra do SAA. Atua com 59 projetos, em 188 comunidades e 23.016 famílias.

As equipes técnicas estão lotadas nos municípios das oito bacias hidrográficas do Estado, nos municípios de Acopiara (Bacia Alto Jaguaribe), Crateús (Bacia do Parnaíba), Fortaleza (Bacia Metropolitana), Juazeiro do Norte (Bacia do Salgado), Quixadá (Bacia do Banabuiú), Sobral (Bacia do Acaraú e Coreaú), Itapipoca (Bacia do Curu e Litoral ) e Russas (Bacia do Baixo e Médio Jaguaribe). A ação acontece em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

O trabalho conta com a parceria da Cagece, por meio da Gerência de Saneamento Rural, e Sohidra, do Núcleo de Pequenas Obras Hidráulicas, e unidades gerenciais do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar).