Ematerce e Projeto São José/SDA apresentam no Panamá ações de assistência técnica e inclusão produtiva de comunidades rurais

6 de março de 2024 - 20:35

Texto e fotos: Marcel Bezerra

Na reunião com o vice-ministro do Desenvolvimento Agrário do Panamá (MIDA), Alexis Piñeda, ocorrida na manhã desta quarta (6), na Cidade do Panamá, Ematerce e o Projeto São José/SDA apresentaram as vantagens competitivas do Ceará e o trabalho de fortalecimento da agricultura familiar por meio da assistência técnica e da inclusão produtiva de comunidades das zonas rurais do estado. A reunião contou com as presenças do secretário da SDA, Moisés Braz, e do presidente da Ematerce, Inácio Mariano.

Assessor da Ematerce, o agrônomo Fuad Nogueira pontuou a localização estratégica, infraestrutura de portuária e ferroviária, os investimentos em energias renováveis e os polos de produção agropecuária do estado, principalmente castanha de caju, mel, frutas frescas e pescado.

À gerente de fortalecimento institucional do Projeto São José, Karina Holanda, coube apresentar as ações desenvolvidas. “Lançamos editais de chamamento público para que cooperativas e associações possam elaborar sua proposta de negócio. A partir disso, uma equipe realiza um processo seletivo para podermos fazer esse apoio junto às organizações”, destaca. Segundo Karina, há projetos desde grandes agroindústrias, mas também de certificação, marketing, apoio à base produtiva e transferência tecnológica.

Na atual etapa, o PSJ tem projetos em 182 dos 184 municípios do Ceará. “O trabalho se dá com mais de 13 mil agricultores familiares, tanto na questão produtiva, como também atingimos em torno de 75 mil agricultores familiares também com infraestrutura hídrica, porque o acesso à água também ainda é um problema, e precisamos desenvolver esse aspecto para incentivar a produção” revela.

A gerente atribui às cooperações técnicas outra estratégia positiva do projeto. “Nós hoje temos 13 cooperações técnicas com instituições, tanto locais como nacionais, e temos o Banco Mundial fazendo todo o trabalho conosco, nesse intercâmbio de instituições nacionais como internacionais. Temos instituições que têm trabalhado a questão da resiliência climática, com pesquisa, infraestrutura hídrica, solos e vegetação”, acrescenta.

Karina apontou que o Projeto São José dialoga com a intenção do vice-ministro do MIDA de intercambiar experiências e de trabalhos que vêm sendo feitos no Ceará. “Trabalho há 15 anos neste projeto e tenho percebido o quão importante é o envolvimento dessas instituições para que a gente possa avançar num trabalho mais assertivo”, relatou, ao se colocar à disposição para intermediar a construção de um entendimento junto à representação do Banco Mundial no Panamá no sentido de compartilhar as experiências do Projeto São José, que tem o financiamento da instituição.

Desenvolvimento rural

Com uma equipe de mais de 1.000 técnicos e uma rede com 71 escritórios locais e 18 gerências regionais, a Ematerce promove o desenvolvimento rural sustentável mediante ações de assistência técnica e extensão rural. Com 70 anos de existência, a empresa está investindo na digitalização dos seus serviços junto aos agricultores. “Estamos lançando um aplicativo, monitor de seca e colheita e Centro de Inteligência”, explica Fuad.

Em relação aos resultados, Fuad apresentou diversos números da Ematerce, como os mais de 204 mil produtores assistidos, 239 projetos de crédito rural contratados, 932 projetos de venda coletiva e 598 de vendas individuais, 24 organizações de produtores rurais assistidas, sendo 1.621 cooperados. Entre as cadeias produtivas trabalhadas, estão cajucultura, fruticultura, mandiocultura, apicultura, cultivo protegido, bovinocultura de leite, avicultura, agroturismo, artesanato.

Por último, Fuad apresentou o trabalho de pesquisa agropecuária da Embrapa no Ceará, em especial o desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical, sediada em Fortaleza. “As tecnologias que a empresa desenvolve tem o foco no aumento da produtividade, agregação de valor e fortalecimento das cadeias produtivas, e por isso nós da Ematerce e a SDA estamos fechando um acordo de cooperação técnica para fortalecer ainda mais esse trabalho”, finalizou.