Jovens do Projeto São José/SDA recebem capacitação em Apicultura

7 de março de 2024 - 19:35

Textos e fotos: Rones Maciel

A Fazenda Normal, Unidade de Treinamento Agrícola da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em Quixeramobim, recebeu uma turma de jovens apicultores do Projeto São José/SDA para capacitação em Apicultura. A formação foi realizada no período de 4 a 8 de março.

O curso em apicultura é uma ação intersetorial da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), promovida pela Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Cerca de 20 jovens atendidos pelo Projeto São José, entre homens e mulheres, beneficiários do Edital São José Jovem, participaram do curso de capacitação em apicultura.

A formação teve o objetivo de capacitar o público em novas tecnologias, manejo de apiário, alta produtividade, Sistemas Agroflorestais (SAF), projetos para unidades de processamento, dentre outras questões para fortalecer a Cadeia da apicultura no Ceará.

O Edital São José Jovem apoia diretamente 54 jovens com projetos na Cadeia Produtiva da Apicultura, sendo 39% mulheres, em 23 municípios do estado do Ceará. São mais de R$ 800.000,00 investidos somente em projetos apícolas de jovens, para fortalecer a produção e comercialização, gerando trabalho e renda no campo para as juventudes rurais.

A jovem Tamires Oliveira, do município Quixelô, na região Centro Sul cearense, destacou a sua alegria em estar participar do curso, realizando um sonho para melhoria da produção e da vida. “Está sendo muito bom poder trocar experiências, aprender novas coisas e esse é um sonho que eu estou realizando, porque é a apicultura. É um sonho que eu já venho amadurecendo desde alguns anos e eu tenho esperança, né, que esse projeto venha para mudar a minha vida”, disse.

O apicultor Elias Alves, jovem do município de Tamboril, região Sertões de Crateús, pontuou da importância e oportunidade de participar da capacitação. “Isso tem uma tamanha importância para mim e para todos nós que aqui estamos, porque a gente está buscando conhecimento para levarmos para dentro da nossa atividade, para nossos apiários. E isso é fundamental para que possamos alcançar nossos objetivos”, destacou Elias.

Projeto São José

O curso teve a mediação de técnicos especialistas em apicultura da Ematerce. Francisco Teixeira, que facilitou o curso, juntamente com o apoio dos técnicos Kryssia Santana e Adão de Morais, descreveu como é importante dialogar com as juventudes para processos formativos e inovadores no campo.

“É um trabalho intensivo, com aulas teóricas, mas principalmente com aulas práticas no campo. É usando a metodologia que a Ematerce sempre prega que é ensinar a fazer, fazendo, né? Então esses jovens estão sendo capacitados, estão sendo preparados para que ele possa desenvolver uma apicultura de resultado”, afirmou.

Teixeira reforça ainda, a importância de desenvolver uma apicultura pensada com respeito à natureza e convivência com o semiárido. “Uma apicultura de resultado, ela passa por esse conhecimento de manejos, levando sempre em consideração o aproveitamento de todo o potencial da caatinga, que é bioma único no semiárido”, destacou o técnico.