SDA realiza I Seminário Plano de Ação – Governança e Modernização da Gestão

14 de março de 2024 - 16:14

Texto: Glauber Sobral / Fotos: Gustavo Araújo

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou o 1º Seminário Plano de Ação SDA – Governança e modernização da gestão”, no Hotel Oásis, na Beira Mar de Fortaleza, nos dias 11 e 12 de março. A formação teve como objetivo garantir suporte à elaboração do planejamento estratégico para o ano de 2024.

A área instrumental da SDA, sob coordenação da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Sexpgi), participou do seminário. O secretário executivo da SDA, Moisés Braz, frisou a importância da construção coletiva do plano de ação para a gestão pública. “Nosso objetivo é desenvolver um planejamento com a contribuição de todos e todas que fazem a SDA. Este seminário é uma oportunidade para a gente mostrar a qualidade da gestão pública cearense. O mais importante é ouvir. Quem tem mais capacidade de ouvir, tem menos chance de errar. Nosso objetivo é cuidar e ouvir o maior patrimônio do Ceará, que são os servidores”, destacou o titular da SDA.

O objetivo do plano de ação é inovar o modelo de gestão participativa e integrada da administração pública da SDA, observando a legislação vigente – nas áreas financeira, orçamentária, contábil, jurídica, jurídica, patrimonial, logística, recursos humanos, gestão de pessoas, tecnologia da informação e comunicação, frisou o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SDA, Taumaturgo Júnior. “Esse plano de ação é o primeiro passo para o processo de maturação da nova era da SDA. E nós precisamos implementar esse modelo de governança na SDA, que é referência no Brasil”, explicou o secretário durante a palestra “A importância e metodologia do plano de ação”.

Conforme o secretário, o planejamento deve garantir monitoramento do desempenho das atividades/processos e práticas eficazes de controle interno que exigem a implementação de infraestrutura adequada, mudança de cultura e modernização dos processos de trabalho. A ideia é que o plano de ação inaugure uma nova era na gestão da SDA, tornando a execução instrumental das políticas públicas mais célebre, eficiente e eficaz.

Palestras

No seminário, o professor e deputado federal Mauro Filho ministrou a palestra “Gestão Pública”. “Este seminário é um estímulo para que o nosso Estado continue sendo referência no debate sobre gestão pública. E estar presente neste evento é uma garantia da minha contribuição para o Ceará e para o meu país. Obrigado a todos que fazem a SDA”, agradeceu.

O seminário contará também com as palestras “Ceará Sem Fome”, apresentada pela primeira-dama Lia de Freitas, e “Transformação Digital no serviço público”, ministrada pelo secretário executivo de Gestão Governamental Digital, Auler Sousa. Ainda durante a programação, o ator e comediante Aloísio Júnior animará os colaboradores da SDA com uma palestra motivacional.

Convidada pela SDA, a secretária de Planejamento e Gestão do Governo do Ceará, Sandra Machado, elogiou a iniciativa da secretaria para a elaboração do plano de ação . “Fazer seminários sobre esse tema é um desafio, ainda mais porque as pessoas não querem enfrentar o rito do planejamento. E a SDA inova ao propor e definir as melhores estratégias para construir esse plano de ação com todos seus colaboradores”, indicou a titular da Seplag.