70 anos da Ematerce são celebrados na Assembleia Legislativa

9 de abril de 2024 - 13:58

Texto: Pâmela Soares / Fotos: Nildo Vasconcelos e Fabiano Silva

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, foi homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na segunda-feira (8). O secretário da SDA, Moisés Braz, representou o governador Elmano de Freitas e participou da solenidade junto ao presidente da Ematerce, Inácio Mariano, do presidente do Instituto Agropolos, Neto Rebouças, e demais autoridades. O evento atendeu a solicitação do deputado De Assis Diniz (PT), subscrito pelo deputado Missias Dias (PT).

“A Ematerce tem desenvolvido, nas últimas décadas, um trabalho fundamental na defesa da agricultura familiar por meio da assistência técnica e da extensão rural que chegam aos nossos agricultores e agricultoras familiares cearenses. Em nome do governador Elmano de Freitas, abraçamos todos e todas que fazem a história da Ematerce e que desenvolvem um trabalho que tem transformado a vida dos cearenses”, destacou o secretário Moisés Braz.

O presidente da Ematerce, Inácio Mariano, agradeceu a homenagem. “Que possamos qualificar e ampliar as ações de Ater identificando e promovendo iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento do Ceará. Que estejamos capacitados para fortalecer as ações de apoio às diversas etapas das atividades econômicas, particularmente a gestão das unidades produtivas. Temos convicção de que hoje comemoramos com muita alegria não apenas os 70 anos vividos, mas o lançamento de uma pedra fundamental da nova empresa que olha para os próximos 70 anos”, destacou.

Homenagem de 70 anos

A solenidade celebrou a trajetória da Ematerce ao longo de sete décadas de trabalho em prol da agricultura familiar cearense nos 184 municípios do estado e homenageou aqueles que fizeram e fazem parte da história. Os homenageados são o atual secretário da SDA, Moisés Braz, o ex-secretário da SDA e atual ministro da Educação, Camilo Santana, o superintendente adjunto do Idace, Antônio Rodrigues de Amorim e o ex-titular da SDA, Dedé Teixeira, entre outros.

Há 42 anos na Ematerce, a gerente da Fazenda Normal, Evanira Fraga Bacelar ressaltou o impacto da instituição na sua trajetória: “A Ematerce é uma empresa que todos os dias nos ensina a sermos pessoas melhores e a conviver com o homem do campo buscando todas alternativas que favoreçam a sua produção. É uma honra fazer parte dessa empresa e dessa história”, frisou.

Estiveram presentes o deputado Júlio César Filho (PT), o presidente da Fetraece Raimundo Martins, o assessor especial de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Walter Cavalcante, e o superintendente da Sohidra, Mauro Ferreira.