Juazeiro do Norte: plantio protegido melhora qualidade e produtividade de hortaliças

17 de dezembro de 2019 - 11:41

Edilmo Gurgel | Erivelton Celedônio

O sistema de plantio protegido de Juazeiro do Norte, no Cariri, entregue pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em julho deste ano, melhorou a qualidade e a produtividade das hortaliças produzidas na propriedade. Quem diz isso é o presidente da Associação Rural da Vila São Domingos, João Bastos Rodrigues.

“Com as estufas, tornou-se mais eficiente o combate às pragas e às doenças das culturas e acabou com a sazonalidade dos plantios, ou seja, o plantio é realizado, em todos os períodos do ano, sem interrupção. Outro ponto positivo é a economia de água, porque a estufa proporciona às plantas um clima ideal para seu desenvolvimento”, explica o agricultor.

Foram aplicados através do Projeto São José III R$ 360 mil à instalação da estufa de 0,5 hectares além do sistema de auto irrigação em 12 hectares.

Pelo sistema de cultivo protegido fica mais fácil o controle biológico de pragas e até mesmo doenças pois as telas das estufa tornam-se barreira contra a entrada de insetos. De acordo com estudioso as vantagens vão da proteção às doenças e condições adversas do clima até a racionalização do uso de água e produtos considerados mais limpos, seguros e de melhor qualidade.

João Bastos destaca a relevância da assistência técnica da Ematerce no apoio ao projeto. “A Ematerce é um o órgão que muito contribui para a concretização das conquistas, alcançadas pela comunidade, porque, desde o início do condomínio, é a Ematerce que está sempre, aqui, orientando, desde o plantio até a conquista de melhores mercados, para a venda dos produtos”, explica.

O Condomínio São Domingos, localizado no distrito de São Domingos, a 12 quilômetros da zona urbana é uma propriedade rural de 12 hectares, cedida pela Prefeitura, em sistema de comodato, pelo prazo de 30 anos, onde as 36 famílias plantam, colhem e vendem hortaliças, frutas, milho e feijão, principalmente, abastecendo os mercados de Juazeiro do Norte, da região e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os agricultores familiares recebem assistência técnica pelo escritório local da Ematerce.

A empresa vinculada à SDA também é responsável pela capacitação técnica dos agricultores familiares, orientando-os nas técnicas de manejo do solo, aplicação de defensivos e adubos orgânicos, elaboração de projetos, para financiamentos de créditos de custeio e acesso às politicas públicas, ofertadas pelos executivos estadual e federal.

Em 2020, o escritório local da Ematerce programa novas ações para o condomínio São Domingos. Conforme o engenheiro agrônomo, Adonias Sobreira, serão ações relacionadas à produção de hortaliças de qualidade, sem uso de agrotóxico; produção de hortaliças durante todo o ano; buscar e trabalhar com “selo verde”; criar uma logomarca, vinculada ao condomínio e ao cultivo protegido; introduzir um sistema contábil eficiente; uso de bioinseticida; uso de adubos naturais, compostagem; ampliar os canais de comercialização; e implantar energia solar, buscando a introdução de energia limpa e, consequentemente, a redução dos custos de produção.