FIDA e SDA iniciam 1ª missão remota de apoio técnico ao Projeto Paulo Freire em 2021

12 de abril de 2021 - 16:13

Erivelton M. Celedônio

Passado o primeiro trimestre de 2021, técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a alta gestão que acompanha o Projeto Paulo Freire representando o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) iniciaram nesta segunda-feira (12) a missão de apoio técnico do PPF, a 1ª de 2021. Realizada desta vez de modo virtual, e a cada semestre, a missão segue até sexta-feira (16).

Na pauta da semana FIDA e SDA tratarão das aquisições nas comunidades, parceria com a Escola de Gastronomia, alinhamento com as entidades de Assistência Técnica Contínua, trabalho com mulheres, jovens e comunidades tradicionais, gestão do conhecimento, acesso à água, projetos produtivos e comercialização, estratégia de sustentabilidade, concluindo com a revisão do balanço geral técnico da missão e cronograma de acordos.

Participam da missão em nome do FIDA o Oficial de Programas no País, Hardi Vieira; Emmanuel Bayle, especialista em desenvolvimento rural e AT; Dirce Ostroski, nova coordenadora Técnico e Especialista em Gestão do Conhecimento e Focalização; Frederico Lacerda, especialista em Contratações e Aquisições e Arranjos Institucionais; Rodrigo Dias, especialista em Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Danilo Pisani, especialista em Gestão Financeira; Pedro Meloni, especialista em investimentos produtivos e acesso a mercados.

Na abertura da missão, mais cedo, o secretário Francisco De Assis Diniz contextualizou parte das ações desenvolvidas pelo Governo do Ceará no enfrentamento à pandemia no campo social. “Para além de todo empenho do governador Camilo que não tem medido esforços para dar o melhor diante deste momento crítico, a SDA tem colaborado com importantes debates como na Câmara Técnica da Agricultura Familiar junto com os estados nordestinos no sentido de ampliar as parcerias regionais para a agricultura familiar e sua integração gerando mais oportunidades”, destacou.

Hardi Vieira, do FIDA, destacou que o Projeto Paulo Freire é um “colchão de esperança” para cerca de 50 mil agricultores cearenses. “Apesar da dor deste momento precisamos seguir, e temos clareza que a SDA trabalha diretamente na ponta, em lugares remotos, e o trabalho com as pessoas é importante. Por isto um dos pontos que debateremos para este ano ainda é o desafio de realizarmos as avaliações de impacto do projeto, ouvindo os agricultores, obviamente que em um momento pós crise e respeitando os protocolos”, explicou Vieira.

Ainda durante a abertura, técnicos da SDA e do FIDA relembraram, em tom de lamento, que esta é a primeira missão sem o acompanhamento do ex-secretário executivo da SDA, Wilson Brandão, falecido no último dia 3 de abril em decorrência de complicações da COVID.