Ceará Sem Fome: SDA orienta produtores para fornecimento de insumos às cozinhas sociais

2 de junho de 2023 - 12:38

Texto: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Fotos: Rafael Fonteles | Web: Luan Herculano

Com o objetivo de planejar a aquisição dos gêneros alimentícios, preferencialmente oriundos da agricultura familiar, para atender às cozinhas sociais do Programa Ceará Sem Fome e fortalecer a comercialização, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) reuniu na manhã dessa quinta (1º), entidades representantes da sociedade civil que mobilizam cooperativas e associações de agricultores familiares.

Conduzida pelo secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto, com apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece), a reunião contou com a participação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Rede EcoCeará.

Na ocasião, foram apresentadas as atualizações do Programa Ceará Sem Fome e o Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendimentos Individuais e Empreendimentos Representativos (Secaf). “É necessário aproveitar as expertises da SDA nesse arranjo que desejamos construir, para atender à demanda do programa e, ao mesmo tempo, fortalecer a comercialização. A ferramenta Secaf reúne dados e nos permite garantir que temos produção da agricultura familiar”, destacou Marcos Jacinto.

Coordenadora da Codece, Regma Queiroz defendeu que o fluxo deve ser otimizado para o bem da execução do programa. “A conversa com os movimentos sociais precisa avançar e manter essa construção coletiva, inclusive apresentando os entraves no tocante às aquisições dos insumos para que possamos nos antecipar a futuros problemas que possam ocorrer”, avaliou.

Durante a reunião, foram apresentados números relativos às manifestações de interesse do Programa Ceará Sem Fome. Até ontem, havia 56 manifestações credenciadas, 28 lotes já selecionados em 117 Municípios e 235 Bairros de Fortaleza. Entre os encaminhamentos do encontro, foram sugeridas a melhoria dos fluxos de logísticas entre as UGs e cozinhas referente à compra dos gêneros alimentícios da agricultura familiar. Além disso, haverá um planejamento de oficinas regionais sobre Secaf e Programa Ceará Sem Fome.

O que é o Secaf?

O Secaf constitui-se em um banco de dados com o cadastro dos agricultores, que permite visualizar a identificação, o plano de produção e a disponibilidade de produtos para comercialização. A SDA tem ainda o Portal de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar, que apresenta os produtores aos interessados em comprar os produtos disponíveis para a venda.

O Secaf apoia os agricultores e suas organizações na tarefa de organizar a produção, preparar para a comercialização, quer seja individual ou coletiva, fortalecer o cooperativismo, aproximar comprador e vendedor e entre outras funções orientar para a promoção de políticas públicas para a comercialização.