SDA entrega títulos de terra durante a Expocrato

13 de julho de 2023 - 09:06

Em mais um evento da programação do estande da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) na 70ª Expocrato, começaram a ser entregues nessa segunda (10), 1.343 títulos de terra para trabalhadores/as rurais de 15 municípios do Cariri. O secretário do Desenvolvimento Agrário Moisés Braz e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace), João Alfredo Telles, fizeram a entrega simbólica com a presença de beneficiários, prefeitos, secretários de agricultura e técnicos da SDA, do Idace e da Ematerce.

Em seu discurso, o secretário Moisés Braz destacou o projeto de universalização da regularização fundiária do Ceará. “Esse é um compromisso que estamos assumindo. O nosso superintendente do Icade vai trabalhar na perspectiva de universalizar a titulação de imóveis rurais na região do cariri, mas também em todas as regiões que ainda necessitam. Isso, para a gente para a gente garantir cidadania e dar oportunidade a vocês de fazer uma escritura, buscar financiamento e poder investir nas suas propriedades”, disse. O gestor se refere ao investimento de R$ 58 milhões no programa de universalização, dos quais R$ 10,1 milhões serão feitos na região do Cariri.

Para o superintendente do Idace, João Alfredo Telles, essa é uma ação das mais importantes do governo. “O governador Elmano de Freitas e o secretário Moisés Braz tem dado todo o apoio necessário. Vamos concluir a universalização da regularização fundiária em todo o Cariri ainda neste governo. E vamos voltar aqui na região para entregar os títulos nessas cidades”, prometeu.

Foram contemplados com os títulos de propriedade na noite de segunda trabalhadores de Abaiara, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Jardim, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte e Porteiras. A ação faz parte do programa de regularização fundiária promovido pelo Governo do Ceará.

Também estiveram presentes ao estande da SDA na Expocrato para a entrega dos títulos os secretários de Agricultura do Crato, Givaldo Gonçalves, e de Salitre, Luzinete Andrade, o secretário executivo do Desenvolvimento Agrário da SDA, Marcos Jacinto, os prefeitos de Jardim, Dr. Aniziario, e de Saboeiro, Marcondes Ferraz, além do presidente da Fetraece, Raimundo Martins acompanhado da secretária de Mulheres, Cícera Costa.