Governo do Ceará adquire imóveis para reforma agrária em Quixeramobim e Itatira

20 de julho de 2023 - 10:16

Texto: Glauber Sobral - Ascom SDA | Foto: Marcel Bezerra | Web: Luan Herculano

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, oficializou na segunda-feira (17) a aquisição de dois imóveis rurais, em Itatira e Quixeramobim, para fins de desapropriação. No período da manhã, durante o evento de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/204 no Nordeste, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário Moisés Braz, o governador assinou a compra da Fazenda Trapiá I, em Itatira. Com 424 hectares e investimento de R$ 624 mil, o imóvel vai beneficiar, com a redistribuição fundiária, cerca de 13 famílias.

Ainda na segunda-feira à tarde, durante a inauguração da agroindústria de Laticínios Terra Conquistada, no Assentamento Nova Canaã, no distrito de Lacerda, em Quixeramobim, o Governo do Ceará, por meio do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), assinou convênio com a Prefeitura de Quixeramobim.

Regido pela Lei 17.533/21, conhecida como Lei Wilson Brandão, o convênio destina R$ 3,5 milhões para o desenvolvimento de cadeias produtivas na Fazenda Cipó através de investimentos em aquisição de terras para criação de animais, construção de galpão, bem como para aquisição de equipamentos e implantação de área de cultivo de plantas forrageiras. A área de 3.545 hectares beneficia até 70 famílias diretamente e 600 famílias de forma indireta.