Ceará propõe Centro de Distribuição da Agricultura Familiar no Panamá

7 de março de 2024 - 19:52

Texto: Glauber Sobral / Fotos: Marcel Bezerra

O secretário do Desenvolvimento Agrário (DAS), Moisés Braz, e o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Inácio Mariano, apresentaram ao chefe de unidade de cooperação técnica e exportação técnica do Instituto de Innovación Agropecuaria de Panamá (Idiap), Próspero Aguirre Samudio, a proposta de instalação de um Centro de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar cearense no país panamenho. O encontro foi realizado no Ministério de Comércio e Indústria, nesta quinta-feira (7).

A ideia é impulsionar a produção e exportação de produtos agrícolas e atrair investimentos a partir de negócios sustentáveis e inclusivos no Panamá, frisou o secretário Moisés Braz. “Desde o primeiro dia estamos trabalhando na perspectiva do Panamá receber um Centro de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar. Hoje, nós apresentamos as condições de implementação desse equipamento. Eu acho que a gente vai avançar muito fazendo essa parceria entre Governo do Ceará e o Panamá e celebrar convênios”, destacou o titular da SDA.

Hub logístico e financeiro que pretende também se consolidar como um hub alimentar, o Panamá apresenta múltiplas potenciais oportunidades de cooperação e colaboração mútua, tanto no que se refere à exportação de produtos do Ceará ao país, quanto à transferência de tecnologia e intercâmbio técnico por meio de instituições como Embrapa e Ematerce.

O presidente da Ematerce, Inácio Mariano, pontuou a importância da parceria entre Ceará e Panamá. “O debate sobre a instalação do Centro de Distribuição da Agricultura Familiar representou um dos pontos máximos da nossa missão. E eles gostaram muito da ideia. A Cidade de Panamá se constitui como um hub comercial de distribuição de produtos para todo o mundo. Portanto, eu acho que essa missão do Ceará foi muito exitosa no sentido da gente propagar as nossa belezas, potencialidades, riquezas e nossos produtos da agricultura familiar produzidos pelos agricultores familiares do Ceará. Tudo isso se constitui como um grande debate voltado à irmandade e cooperação com o Panamá”, explicou.

O secretário Moisés Braz agradeceu a receptividade das autoridades panamenhas. “Foi muito valioso este encontro e quero aqui, mais uma vez, destacar o papel da nossa missão aqui no Panamá, que é de trocar experiências exitosas da agricultura familiar. Quero também agradecer as portas que foram abertas nos Ministérios, nos Institutos de Pesquisas para garantir a parceria de tecnologias, produtos alimentícios e conhecimento entre os dois países”, finalizou o secretário da SDA.

Missão Ceará no Panamá

No início da semana, a Missão Técnica do Ceará se reuniu com o vice-presidente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MIDA), Alexis Piñeda, e com a equipe do órgão para discutir a cooperação entre os governos com ações de transferência de tecnologia, assistência técnica, políticas públicas e comercialização na área da agricultura familiar. Ao final do encontro, o secretário Moisés Braz reforçou o convite para que o governo panamenho envie uma missão a fim de conhecer o trabalho do Ceará no apoio aos agricultores familiares.

Na agenda de encontros, Ematerce e SDA apresentaram as vantagens competitivas do Ceará e o trabalho de fortalecimento da agricultura familiar por meio da assistência e da inclusão produtiva de comunidades rurais do Estado.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), do Projeto São José e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), participou, da terça-feira (5) a quinta-feira (7), da exposição comercial internacional Expocomer. O evento acontece no Panama Convention Center, na Cidade do Panamá.